Coordenador : Thais Soares Kronemberger
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 342853.2201.296731.21022023
Departamento/Setor: VMD
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : O público-alvo do projeto de extensão destina-se à população local da mesorregião Sul Fluminense, grupos comunitários, aos representantes de associações e movimentos sociais, público da economia solidária do município de Volta Redonda-RJ e dos municípios vizinhos, como artesãos, pequenos produtores agroecológicos, cooperativas de catadores de materiais recicláveis e demais empreendimentos econômicos solidários no segmento de produção, comercialização e prestação de serviços, além de conselheiros municipais.
Objetivo
Objetivo geral Fomentar a relação ensino-pesquisa-extensão, enquanto atividade interdisciplinar, através da transferência de tecnologia em gestão social para a população da mesorregião Sul Fluminense, tendo como foco a participação social nos territórios. Objetivos específicos: Disseminar a capacitação em gestão social e economia solidária à população em territórios do Sul Fluminense; Disseminar a capacitação sobre Conselhos municipais à população local na mesorregião do Sul Fluminense buscando o fortalecimento de tais espaços; Proporcionar a sistematização das informações sobre os espaços públicos participativos que possam servir à gestão pública municipal e ao público em geral, além se serem utilizadas nas pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do projeto de extensão; Possibilitar aos estudantes de graduação e pós-graduação do ICHS, como também docentes integrantes do projeto, experiências que promovam a articulação entre ensino, pesquisa e extensão em gestão social e economia solidária. Integrar o movimento de economia solidária do município de Volta Redonda-RJ representado pelo Fórum de Economia Solidária às ações de formação desenvolvidas pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos de Economia Solidária do Médio Paraíba (InTECSOL).
Resumo
O projeto em forma de curso de extensão tem por finalidade promover a formação e a educação popular no campo da gestão social e da economia solidária. Pertencente ao Campo de Públicas, a gestão social é compreendida como um tipo de gestão dialógica e participativa que tem a sociedade civil como protagonista do processo político decisório. Já, a economia solidária, é definida pela organização dos trabalhadores e trabalhadoras em empreendimentos econômicos solidários pelos princípios da autogestão, do cooperativismo, da sustentabilidade e da solidariedade. Há diversas experiências em economia solidária – finanças solidárias, comércio justo e solidário, cooperativas de produção e de serviços – com potencial de ação pública que promovem o desenvolvimento nos territórios visando ao bem comum. A metodologia a ser adotada parte da pedagogia emancipatória de Paulo Freire (2005), da filosofia de trabalho com comunidades de Clodovis Boff (1986) e da reaplicação de tecnologia social. A pesquisa-ação também constitui o método a ser empregado no desenvolvimento das ações no qual os discentes e pesquisadores têm um envolvimento orgânico e uma relação intersubjetiva com os sujeitos integrantes do processo. Como resultados esperados, pretende-se contribuir com os conselhos municipais da mesorregião Sul Fluminense pela qualificação de seus membros, promover a formação dos empreendimentos econômicos solidários de Volta Redonda-RJ e região, atuar como entidade de apoio na promoção de iniciativas em gestão social e economia solidária nos territórios e propiciar aos graduandos em Administração Pública a articulação entre ensino-pesquisa-extensão pela vinculação das atividades do projeto em disciplinas.